Asus ZenUI fica disponível para smartphones Android

- em Android
231
0

Criticado por uns, defendido por outros, o Android puro não é facto para qualquer utilizador. Por vezes, apelidado de um sistema aborrecido por falta de funcionalidades, a realidade é que no seu estado mais puro, tal como o apresentado nos equipamentos Nexus, o Android é de uma velocidade e funcionalidade estonteante. Tudo simplesmente…funciona.

Nos primeiros dias do Android, vários fabricantes começaram por desenvolver os seus “launchers”, com todas as personalizações, recursos próprios, etc, e colocaram-nas a correr em cima do SO puro da Google.

Estes launchers acrescentam funcionalidades ao Android, que na maioria dos casos não existe no sistema operativo de raíz. Tal como a LG, a Samsung, a Huawei, a HTC, também a ASUS dispôe do seu próprio “launcher”. A partir de agora, o “launcher” da ASUS encontra-se disponível para instalação e será compatível com todos os smartphones que suportem a versão do Android 4.3 ou superior.

Mas essa simplicidade e falta de recursos, têm os seus contras para alguns utilizadores. Utilizadores que gostam de possuir nos seus equipamentos, outros recursos que dificilmente algum equipamento Nexus terá de origem. Funcionalidades como p.e., sensor de IV, possibilidade de criar pastas na app drawer, maior customização do aparelho entre outros, poderão ser indispensáveis.

E é aqui que os diferentes “launchers” de várias marcas entram em acção. Mas estes acréscimos ao Android também têm o seu contra, colocando por vezes maior lentidão a todo o sistema operativo, e dependendo das marcas de fabricantes, algumas poderão ser inclusive mais confusas.
Cabe assim, a cada utilizador decidir o que maior utilidade terá para si próprio. Simplicidade e rapidez com ausência de algumas funcionalidades, ou alguma lentidão e por vezes alguma confusão mesmo, mas com maior número de funcionalidades e recursos disponivéis no seu equipamento

 

Fontes: Android Authority

Facebook Comments